Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Anos 70: é moda!




Fonte: Helen Pomposelli – site bolsa de mulher

O colorido e o exagero dos anos 70 ganham a medida certa nesse inverno no guarda-roupa das fashionistas. Década que se caracteriza pelos hippies e românticos, influenciada pelo Festival de Woodstock de 1969, o estilo tem uma silhueta menos marcada, solta no corpo, especial para quem quer fazer da moda um momento sonhador. Não esqueça que para fazer esse estilo tem que gostar de flor.

A cor base é o caramelo, tanto no couro revelado em bolsas de franjas como nos sapatos e até nos detalhes das roupas como macacões e da calça jeans. As saias são longas e lânguidas feitas de georgete de seda ou de malha até o chão, os modelos são retos ou com silhueta de princesa. Os tricôs, desgastados e de tramas grossas bem setentinha, sugerem o aconchego desse inverno e são mesclados com tiras de camurça, couro e até tecidos dourados. Surgem assim, os pulls longos, as túnicas e os cachecol no estilo brechó.

Essa tendência não para por aí. Haja inspiração e muita coragem para usar! Cuidado para não virar personagem de época quando abusar do visual hippie em ícones mais nostálgicos como os chapéus desabados e estolas de plumas. Esses a gente deixa para os editoriais de moda e desfiles performáticos.

Nesta época, o Oriente era inspiração religiosa dos hippies, assim como a devoção em culturas e religiões mais exóticas. Na moda dos anos 70, a inspiração de uma moda livre e sem preconceitos mixa o estilo étnico com o apache e o safári em túnicas indianas, estampas florais ou de penachos, pequenas flores chamadas liberty e xadrezes ultracoloridos.

Ídolos como Janis Joplin e Jimmi Hendrix também se transformam em inspiração na hora da produção. Aposte nos óculos redondinhos e nas bandanas coloridas estampadas e amarre na cabeça. Deixe a onda do feito a mão valorizar as suas peças mais elaboradas como as saias de tencel com "tie-dye" e as túnicas de patchwork.

Os vestidinhos mais românticos entram em cena feitos em algodão, bem simples, porém para dar um ar mais sofisticado, podem ganhar aplicações de lantejoulas ou bordados com pedrarias. A estampa predileta para esses vestidinhos dessa época são as pequenas flores campestres chamadas de liberty que estão espalhadas em qualquer vitrine desta estação.

Se o assunto for botas, escolha as de camurça ou de couro marrom e abuse do conjunto com coletes que imitam pele sobre blusas brancas lisas de malha. O visual é certo e bastante atual, por incrível que pareça. Na linha dos acessórios, as bolsas de crochê voltam com força total junto com as bolsas a tiracolo.

As camisas de tule e renda também são vedetes da estação e você pode compôr com cintos de couro com apliques de metal fazendo um estilo mais clean dos anos setentinha.

Para entrar nessa onda, os coloridos chegam com força total que podem combinar com os tons naturais e metalizados. Dê um toque com peças nos tons violetas, vermelho bordô, ferrugem e alaranjados. Colares com o tema paz e amor, corações, borboletas e passarinhos enfeitam tranquilamente a tendência dos anos 70. Abuse!
Ps - como amo este estilo, resolvi compartilhar com você!

Gosto de leitura e pintura

Sabe a expressão caiu como uma luva.. foi o que ocorreu com o presentinho que trouxe para JP, o kit infantil gosto de leitura e pintura, idealizado pela Rosângela, do chef em casa, que está fazendo o curso Empretec, do Sebrae, e desenvolveu o produto. O menino deixou até o lanche de lado para ir pintar, o melhor presente para uma mãe incentivadora da leitura. O kit pode ser encontrado  na Janela a R$ 8. Faça uma criança feliz!





Tatus adotam Casa das Molduras

Vivi minha infância na  fazenda e por isso os tatus povoam meu imaginário. Tatu galinha podíamos comer, o tatu peba não porque revirava cemitério. Será mesmo...Há tempos curto o trabalho do artista local Roberto Almeida, o doutor em esculturas de tatus. Ontem visitando a Casa das Molduras (vizinha da Janela) fiquei maravilhada com a estradinha de tatus, é bichinho que não acaba mais, ficou um show! E nesta hora quem visitava o Ronaldo era o Gervane de Paula, outro artista que curto muito. Ah..aquelas neguinhas de trancinha que ele pinta, um dos meus sonhos de consumo, mas já é assunto para outro post.