Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

Ateliê da Chapada: uma história de amor


Angela, Renato e a filhota Fabrícia são paulistas, mas  chapadenses há 13 anos.  Após morarem em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, se fixaram de vez em Chapada. Angel e Renato eram artistas gráficos  e trocaram a vida agitada pela  paisagem bucólica e ventos frescos da mística Chapada. 

Desde 1986, conta Angela, a família visitava Chapada a passeio, mas em 1998 eles vieram de mala e cuia. “Resolvemos nos libertar do mundo meramente comercial e optamos por uma vida mais livre”, declara.

“Não queríamos mais ser operários, mas artistas”, completa a autodidata Fabrícia. Boa parte do tempo Angela e Renato ficam num sítio próximo à Cachoeira da Geladeira. A presença mais constante no ateliê é da Fabrícia Campello, 34 anos, uma moça de alto astral e simpatia ímpar, mãe do lindíssimo Ezzio.  Em suas telas ela retrata a cultura local, tem grande apreço pelo siriri e pela Igreja Santana, telas sempre com movimentos, bem coloridas

 
Agora Fabrícia entrou na fase de pintar as mulheres locais,  sempre acrescentando  um detalhe da natureza, como frutas e árvores.  O pai, Renato, gosta de pintar natureza ao vivo, o cerrado e as cachoeiras são recorrentes em seus quadros. Já Angela tem estilo mais retrô. Janelas são constantes em suas obras, com inspiração mais clássica.




 
A família mora numa grande oca, cercada de flores, passarinhos e calma. O ateliê é uma atração à parte, parece um cenário fílmico, com muita arte e beleza presentes em cada cantinho. Uma mesa de 150 anos e janelas para não perder de vista o céu, as nuvens e as estrelas atraem o olhar do visitante. Ao conhecer essa família tão ímpar, a mensagem que ficou para mim é que para sermos felizes é preciso bem pouco, praticamente só amar muito nossas escolhas.

  

O ateliê fica aberto às sextas, sábados e domingos, das 9 às 18 horas. Telefones: 3301.2431 e 9662.0117 (bem pertinho da piscina da Chapada).
* As fotos deste texto foram todas tiradas pelo aprendiz de fotógrafo Pedro Augusto, a quem agradeço a disponibilidade, carinho e boa vontade
 

Preciosidade retrô

Na visita ao Instituto Mato-grossense de Feng Shui, da Heliane Zanol, na Rua 24 de Outubro, veja a raridade retrô que encontrei. A geladeira tem mais de 30 anos e funciona diretinho. Segundo a Heliane, se deixar muito tempo, de tão potente, até congela água. Linda peça, parabéns à família da Heliane por saber valorizar essas raridades. Amei.