Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Chaveiros do coração

Janela Arte Presente: Chaveiros do coração: "O friozinho já se foi, mas o coração precisa se manter aquecido. Por isso, a Janela preparou cada chaveiro mais fofo que o outro. A maioria..."

Sonho possível - conheça a história da chef Rosângela

Amo conhecer pessoas ousadas e determinadas. Uma dessas figuras ilustres é a Rosângela, do Chef em Casa. Hoje, ela é destaque no Jornal A Gazeta com uma bela matéria (leia abaixo). E, por coincidência, ontem à noite tive o prazer de conhecer mais de perto o trabalho dela. Preparei para um casal muito amigo uma pequena recepção na minha casa e o cardápio foi cuidadosamente feito pela Rosângela. Servimos um molho indiano com filé (acompanhado de torradas), quiche de calabresa e a sobremesa foi uma tortinha individual de chocolate. Foi tudo elogiadíssimo, no meu caso, como adoro experimentar novas tentações, me surpreendi com o caldo indiano, o curry na medida deu um sabor inigualável, estava divino. Recomendo com louvor os pratos da Rosângela, sem falar que o atendimento é impecável. Rosângela Chef em Casa, gente que faz a diferença!



Publicado no Jornal A Gazeta – 04 maio 2011

Sonho Possível

Ter um chef de cozinha em casa é o sonho de muita gente. Imagine receber convidados, servir um cardápio especial sem ter nenhum trabalho. Esta é a proposta de Rosângela Almeida, 36 anos, que desde novembro de 2010 atua como Chef em Casa. Um empreendimento montado para suprir as necessidades de um nicho de mercado não atendido pelos buffets e percebido por ela como uma oportunidade de negócio e de transformar o que começou como uma brincadeira em uma fonte de renda, segundo ela, muito prazerosa. "Tudo começou cozinhando para servir os amigos. Eu nem sabia cozinhar direito, mas era curiosa, sempre quis aprender. Então fiz cursos e preparava receitas diferentes", conta, lembrando que a família e os amigos eram uma espécie de "cobaias" que testavam seus pratos.

Depois de algum tempo de "testes" e de uma guinada na vida pessoal, teve a ideia ao assistir um programa de tevê que mostrava a experiência em São Paulo. Não teve dúvidas, resolveu "importar" a iniciativa e hoje prepara, em média, cerca de 3 eventos por semana. Podem ser jantares e almoços festivos, comemorações de datas especiais, pequenas reuniões de amigos, celebrações a dois, festas surpresas.

Serve até 30 pessoas e monta o cardápio personalizado a partir de uma longa entrevista com o cliente, onde levanta a intenção do evento, o tom que ele deverá ter, as preferências gastronômicas, restrições alimentares, o perfil dos convidados, enfim, faz um dossiê completo. Além disso, inspeciona a cozinha onde irá preparar a refeição e as condições de armazenamento e montagem do serviço. Normalmente, leva os pratos semipreparados, o que facilita o trabalho. Ela se incumbe também de levar travessas e vasilhas para garantir a boa apresentação dos pratos, afinal, isso conta muito. Em alguns casos, como um aniversário surpresa de 40 anos, que preparou recentemente, ficou responsável por toda a produção, da comida à decoração do salão.

A proposta é sempre fazer um jantar menu degustação em que os convivas provam vários pratos em pequenas porções. Nesse caso, o cardápio é composto de uma entrada fria e uma quente, 2 pratos quentes e uma sobremesa. "Nos cardápios só utilizo receitas testadas", garante, enquanto finaliza um involtini de peito de peru defumado, com gorgonzola e vinagrete de manga. Segundo ela, este é um prato leve, de fácil preparo, bonito e que cai muito bem no calor de Cuiabá. "Uma sugestão que poderia ser servida como entrada no almoço do Dia das Mães".

A propósito, nesta data ela irá desempenhar a função de chef em sua própria casa, ao lado dos filhos Eduardo e Frederico. "Vou aceitar apenas encomendas de pratos para entrega", garante ao desinformar uma quiche lorraine preparada para um lanche da tarde comemorativo. Rosângela também atua preparando encomendas como tortas, quiches, charutinho de folha de uva, um de seus favoritos ao lado do quibe cru, herança do avô árabe.

Sobre outras preferências, diz que gosta de coisas diferentes e cita um filé com molho de gorgonzola e tomate seco. Também descendente de italianos, cita os risotos e das massas, pratos práticos e que permitem grandes variações de ingredientes e uma ampla gama para trabalhar.

É apaixonada por temperos como manjericão, manjerona, alecrim, hortelã, salsinha, cebolinha, e especiarias, entre elas o açafrão e o oriental curry. "Tenho uma hortinha em minha casa onde cultivo as ervas que utilizo nos pratos. Elas dão um toque todo especial", garante.

Segundo ela, a clientela é composta por pessoas que gostam de uma boa mesa, mas não querem ir para a cozinha, preferem curtir os amigos. "Normalmente, quem contrata o serviço se torna cliente cativo, sempre repete em diversas situações", revela, feliz pelo negócio estar dando certo. Rosângela conta que logo no início enfrentou alguns desafios, como o primeiro Reveillon para 19 pessoas na virada de 2010 para 2011. "Foi tudo novo para mim, o evento, passar longe da minha família, mas fiquei muito feliz com o resultado e o cliente também".

Antenada, ela já pensa e planeja o próximo passo. A nova fase será fazer "jantar show" em que os convidados vão poder acompanhar, de perto, o preparo dos pratos como a espiral de frango com presunto cru e queijo gruyère ao creme de ervas, pasta de bacalhau, caneloni de abóbora com nozes e gorgonzola, torre de berinjela, entre muitas outras delícias. Informações e reservas: (65) 8404-6949 (65) 8404-6949 ou rsnglalmeida@hotmail.com.