Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Os três anos da doce Mariah

Vamos combinar que festa de criança nem sempre é o melhor programa do mundo. Mas, vou contar o que vivi na sexta passada. Fui a um dos aniversários mais fofos e delicados: da faceira e doce Mariah, filhotinha da minha amiga do coração Claudia Moreira e do Dermival. O niver foi na escola da pequena, um lugar muito especial no bairro Coophema (mas é história que conto depois). Desde a chegada tudo era perfeito. Mas, vou revelar minha satisfação em ver que minha amiga Claudia é doceira de primeira. Todos os enfeites adocicados da festa ela quem preparou. Um encanto. Fiquei fascinada com a mesa no meio do pátio, aquele ar romântico. Uma imagem que toca diretamente o coração. As imagens contam mais, minha gente.
Deleite, as garrafinhas fofas simplesmente evaporaram num minuto
Tão doce quanto a aniversariante

Isso é o que chamo de bom gosto, dona Claudinha

Me apaixonei por ela

Olha a felicidade dos papis, mamãe Claudia com uma trança hiper chique feita no Salão Maria Flor (da amiga Ira, no Boa Esperança)

E teve gente até fazendo sair fogo do atrito das pedrinhas, lindeza da mamãe, inspirado pelo lugar do bem

 
Essa figurinha se esbaldou de tanto brincar na ponte

Jornalistas empreendedoras (inclusive euzinha!)

A Janela foi presenteada com uma citação muito fofa no Blog Pauta Quente, especializado em abordar o Jornalismo. A matéria foi sobre jornalistas empreendedoras. Eu e Marcinha fomos personagens da matéria. Amamos! Valeu, galera do Blog Pauta Quente. Segue abaixo a íntegra da publicação (http://www.blogpautaquente.com.br/).


Rumos

Os cursos de Jornalismo não formam profissionais para serem empreendedores. É interessante pensar a diferença, por exemplo, com quem faz Publicidade e Propaganda, que mais facilmente abre uma agência ou uma consultoria. Vai ser dono do próprio negócio.

Pensando nisso, o Pauta Quente foi atrás de alguns coleguinhas jornalistas empreendedores. Para começar vamos mostrar os que se aventuraram e aventuram fora da seara da Comunicação Social.



A jornalista Valéria Carvalho está há 16 anos no mercado com uma forte passagem na cobertura política e econômica de Mato Grosso. No entanto, nos últimos quatro anos tem “inventado” outras coisas para fazer, como ela mesma diz. “Sou meio inquieta, não consigo fazer a mesma coisa por muito tempo. Além disso, um ganho extra sempre é bom, já que nossa profissão, infelizmente, não remunera muito bem, a não ser que você seja uma ‘Fátima Bernardes’”.

O mais novo empreendimento da nossa colega, que normalmente circula por aí com modelitos pouco convencionais, é um Espaço Vida Saudável. Novíssimo, foi aberto esta semana. “Estou muito empolgada! É um lugar aonde as pessoas vão em busca de bem estar, de alimentação mais saudável. Não tem mau humor”.

Quem não quer trabalhar em um ambiente assim? Pois é, mas Valéria também já vendeu sapatos. Um luxo! “Sem modéstia, eram maravilhosos e faziam muito sucesso”. Tinham muita relação com o não ficar preso a padrões que a Valéria adora, principalmente quando o assunto é moda. Ah! Eram sapatos femininos e para a tristeza das clientes, “o comércio não é uma coisa fácil” explica, mas sem desânimo, baixo astral ou qualquer ar de arrependimento. A empolgação é caractéristica dessa mulher. “Meu negócio é vida saudável” declara convicta.

Ela ainda tem tempo de fazer artesanato. “Adoooooro. Faço por hobby, mas já cheguei a receber encomendas. Pena que tenho pouco tempo pra isso”.



Thalita Araújo tem oito anos de formada e foi levada ao negócio próprio pela oportunidade. “Migrar do jornalismo para o comércio era algo que nunca havia passado na minha mente. Até o dia em que uma oportunidade acenou para mim. No ano passado estava trabalhando na cobertura das eleições, pelo site Olhar Direto. No meio desse pique eleitoral, um dia, meu pai, que mora em Rondônia, me telefonou contando que a franquia Mil-Milkshakes estava “abrindo” Mato Grosso para quem quisesse investir na rede e me perguntou se eu encararia largar meu emprego como jornalista e entrar em uma sociedade com ele”, conta.

“Não foi fácil, pensei na minha falta de experiência nos negócios e comércio, gostava bastante do meu trabalho como jornalista, mas decidi aceitar o desafio. Não podia deixar a oportunidade ir embora”, declara confiante na decisão que tomou.

“Claro que ansiedade, medo de frustração, saudade das pautas, do cotidiano de jornalista, tudo isso aconteceu. Mas estrar à frente de um negócio seu, que depende inteiramente dos seus esforços, gera, além de muita responsabilidade, uma grande satisfação também. Tenho um sócio que mora a mais de 1.000 km daqui, então eu tenho de tomar frente de tudo sozinha, e aprender a lidar com coisas novas para mim, diariamente”.

Depois de seis meses como empresária Thalita conta que ficou receosa em não se sentir realizada trabalhando em algo que não previra. “Mas, para minha surpresa e alegria, estou gostando muito de trabalhar no comércio. Continuo tendo contato com muita gente, movimentação o dia todo, continuo trabalhando até tarde, fazendo “plantões”, lidando com imprevistos”, conta em meio ao sorriso que é uma de suas marcas registradas e certamente ajuda e muito no relacionamento com os clientes.



A jornalista Creuza Medeiros sempre gostou de um artesanato bem feito. Nascida em Minas Gerais e criada na área rural de Chapada dos Guimarães,  e acostumada a correr descalça pelo cerrado, sabe que a simplicidade combina com detalhes e o acabamento faz a diferença no arroz com carne, na pintura, no feitio da camisa de chita ou de seda.

Com o tempo o amor por acessórios artesanais e diferenciados foi aumentando. Aí aquilo que gostava de usar ela começou a vender para as amigas, de porta em porta, de Redação em Redação. O negócio deu certo e nesse caminho ela encontrou a também jornalista e amante de acessórios e artesanato Márcia Andreola e juntas estão para completar um ano de negócio próprio com a loja Janela Arte Presente.

As duas conseguem conciliar a atividade jornalística com negócio. “Como trabalho meio período na loja consigo administrar alguns blogues no período matutino. O bichinho do Jornalismo morde e não nos abandona mais” explica Creuza que é visivelmente apaixonda pelas duas atividades que exerce.

Madura e consciente da decisão que tomou conta que “o comércio abre muitas janelas (ah! ela é boa de marketing, não perde a oportunidade de usar o nome do negócio), nos permite um amadurecimento extraordinário em vários quesitos”.

Apesar de sempre trabalhar com gente no Jornalismo, o novo projeto está permitindo a ela aprimorar as relações pessoais. Outra vantagem de ser proprietária é a autonomia. “Nunca tinha experimentado isso, e é bem interessante”.



Outra jornalista que mudou de ares, e não faz muito tempo, foi a Aline Bando. Deixou a assessoria e partiu pro shopping. Abriu um quiosque com coisinhas de bebês no Pantanal Shopping. O charme da Baby Chocolate é que os itens do quiosque são em formato de docinhos, é tudo diferente e delicado. Adoramos! Sucesso!

SERVIÇOS

Baby Chocolate

Segundo andar do Pantanal Shopping

3644.4888


Espaço Vida Saudável da Valéria Carvalho

Rua Gago Coutinho, 350, sala 6, é um sobrado azul na esquina do Hospital Ootorrino.

65 81219280


Mil-Milkshakes da Thalita Araújo

Praça Rachid Jaudy, 6-A, Centro.

653624-7811.

Janela Arte Presente da Creuza Medeiros e da Márcia Andreola

Rua 24 de Outubro, 566
Fone: 3054.3346