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quinta-feira, 7 de abril de 2011

Jornalismo, 16 anos depois

Nesta foto sou eu há 16 anos como "foca" (iniciante no Jornalismo) na Rádio CBN. Foi no ano de 96 ou 97, não me lembro exatamente. Meus gurus Ademar Andreola e Jê Fernandes, muito obrigada pela paciência, dedicação e carinho. Vocês foram fundamentais para meu desenvolvimentro profissional. Nesta época aprendi muito, me apaixonei perdidamente pelo rádio, cinco anos de muita emoção e aprendizado. Depois disso televisão, online, assessorias de imprensa e até docência. E hoje, cá estou iniciando nova jornada profissional como pequena empresária e blogueira, com o  pé e o coração no Jornalismo. Esta é uma profissão que  palpita,  atrai, promove crescimento, sempre. Como dizemos no  jargão jornalístico: vira  pinga. Parabéns a todos nós!

O que é estilo?




Valéria Cristina Natal - valcris1@uol.com.br
Publicado em http://www.plenamulher.com.br/


A partir de agora, no Plena Mulher, teremos um encontro a cada mês para falarmos de moda, qual o melhor visual para seu tipo de corpo, acessórios, maquilagem, dicas de boas compras e muito mais para você!

Juntas falaremos sobre como podemos melhorar sua imagem, ou seja, o que você conta de você ao mundo.

Você sabia que estudos científicos comprovam que ao vermos uma pessoa pela primeira vez levamos um décimo de segundo para tirarmos uma conclusão e montarmos um conceito sobre esta pessoa?

Devemos lembrar que existe uma linguagem não verbal que a roupa transmite, que são as expressões faciais, a linguagem corporal, os objetos que carregamos, os odores, o toque, a fala (linguagem, tom de voz), etc. O impacto nos outros desta linguagem não verbal é de 66% e da verbal, 34%.

Portanto, para começarmos, é importante você se perguntar:

1) Seu visual está de acordo com quem você é? E com a imagem que quer passar ao mundo?

2) Ele expressa seus valores, seu estilo de vida, sua essência?

3) Ele valoriza suas melhores características físicas e disfarça aquelas não tão melhores assim, fazendo com que você se sinta segura e linda?

4) Ele traduz sua competência, seu potencial de trabalho?

Se respondeu “não” a pelo menos um destes itens, é hora de mudar!

É claro que nossa essência, o que somos por dentro (nosso sorriso, alto-astral, alegria) é fundamental, mas na verdade a sua aparência é importante na medida em que ela é um reflexo desta beleza interior. O corpo é o veículo para que essa essência se mostre ao mundo – então sua aparência precisa se mostrar de forma adequada.

Uma pesquisa realizada pela FGV constatou também que o mercado de trabalho relaciona beleza e credibilidade. Se uma profissional passa uma imagem de desleixo na aparência, por exemplo, passa também na qualidade do trabalho.

De acordo com a pesquisa, a aparência influencia, de fato, na percepção de competência das profissionais pelo mercado.

Mas é importante lembrar que elegância não é um conceito que se baseia apenas em vestir esta ou aquela roupa. Lembre-se também que estas escolhas devem levar em conta seu tipo físico (o que valoriza seus pontos fortes e o que disfarça aqueles não tão fortes assim...), sua imagem e identidade, sua personalidade, sua idade e a adequação de sua aparência ao público e ao ambiente em que você está inserida.

Estilo é o seu modo de ser, de se apresentar ao mundo, é a sua marca! Alguém verdadeiramente elegante sabe escolher suas idéias, suas palavras, suas roupas, suas compras e suas atitudes.

Então, mãos à obra!