Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Armazém da Creuza na Revista Única

A Revista Única deste mês apresenta uma matéria belíssima da jornalista Rose Domingues sobre artesanato. Orgulhosamente o Armazém da Creuza e a Saco de Luxo (parceira da loja) são citadas. 
Veja o trecho da matéria logo abaixo. Não deixe de ler a matéria completa no www.revistaunicaonline.com.br







‘Artesanato é chique’

A frase foi dita por Marcelo Rosenbaum, designer brasileiro referência em brasilidade e inovação, considerado o papa em ideias originais, no dia 31 de outubro, na abertura do 9º Seminário Inovação & Design, promovido pelo Sebrae-MT. Para ele, que ficou popular no Brasil após a participação no quadro Lar Doce Lar, do Caldeirão do Huck (Rede Globo), morar vai além do espaço físico e da estética do objeto. “É preciso interpretar o morar pelos valores da conexão, identidade cultural, cultura popular, memória e inclusão”. Ele ressaltou que as comunidades devem investir em sua verdadeira vocação; que tudo é design, até as relações humanas; recomendou aos designers e arquitetos para utilizar artesanato em suas decorações; que o artesanato deixe de ser visto apenas como brinde empresarial; que o ‘feito à mão’ reconecta as pessoas às suas origens e que o “o amor é a essência do universo”.

Creuza MedeirosNa loja da empresária Creuza Medeiros, 80% dos produtos são de artistas e artesãos mato-grossenses
Aos 41 anos, completados este mês, Creuza Medeiros têm muito a comemorar. Deixou o jornalismo, sua paixão, porque resolveu assumir seu novo amor: o artesanato. Parece que este é para casar! Depois de quase dois anos de parceria na loja A Janela, ela resolveu arriscar carreira solo e inaugurou há dois meses o ‘Armazém da Creuza’, espaço na Rua 24 de Outubro, um cantinho em Cuiabá onde se respira ‘produtos artesanais’. Na opinião dela, as pessoas realmente querem que as suas casas sejam um lugar mais aconchegante, poético, criativo. Ao mesmo tempo buscam produtos de boa qualidade e exclusivos. “No entanto isso não combina com a sisudez do plástico e do metal, feitos em larga escala”. Na empresa dela, 80% dos produtos são de artistas e artesãos mato-grossenses, ao todo, cerca de 20 profissionais até agora, alguns ela mesma lançou, pois, até então, só produziam para a família e amigos. “Todos os dias batem à porta mais pessoas querendo mostrar seu talento, gosto de saber que estou contribuindo com o setor”. Na loja dela tem de tudo, de santinhos e imagens de palhas de milho, a bijuterias, bolsas, bonecas de crochê, acessórios, quadros, miudezas, artes plásticas, utilidades para o lar, tudo em artesanato. Cuidado, quem entra tem vontade de comprar!



Saco de luxo, um luxo só!



42-economia03Saco de luxo, um luxo só!
Quando era criança, Soraia Mourão, 52 anos, entregava ‘bolsinhas feita de papel’ para as clientes da mãe, que era costureira. Na vida adulta, a funcionária pública jamais pensou que seguiria esta carreira, mas de repente aconteceu. Ela começou a ‘brincar de produzir bolsas’ para ir a festas ou dar de presente para as amigas. A questão é: as bolsas fizeram sucesso. Um consultor do Sebrae-MT gostou tanto que incentivou Soraia a participar de uma feira em Belo Horizonte (MG), as dez bolsas enviadas foram prontamente vendidas. Então ela acreditou no próprio potencial e deu início ao trabalho mais gratificante da sua vida: ser artesã. “Ficou Saco de Luxo porque parece um saco, mas é bordado, bem feito, é algo fino, elegante”. A artista já reúne várias coleções, entre as fontes de inspiração estão Frida Kahlo e a delicadeza de Chanel. Outros quesitos que impressiona são as cores, detalhes e o acabamento de primeira. “Faço questão de buscar toda ferragem e quase todos os produtos utilizados em São Paulo, são de primeira linha, como das grandes marcas”. Por enquanto ela trabalha sozinha. Gosta de imprimir as emoções da alma em cada coisa que faz, por isso tudo é totalmente exclusivo! Mas este ano chegou a um ponto decisivo: a Saco de Luxo, que agora é uma marca registrada, tem que crescer. E crescer implica contratar pessoas, ampliar, treinar equipe, trabalhar com escalas de produção maiores. “Toda mudança assusta, sou autodidata, tenho uma técnica só minha, não sei ainda como será o processo”. A última coleção de bolsas, lançada no mês passado, é totalmente poética, uma parceria com a artista, também de Cuiabá, Ruth Albernaz.

O tempo não volta!