Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Ateliê Luiz Pita, estética apurada e excêntrica









Por: Creuza Medeiros

 

O cuiabano Luiz Pita é um inquieto por natureza. Correu da Moda, mas finalmente descobriu ser ela sua vocação primeira. A criação é seu ponto alto, sempre produz looks excêntricos, com forte presença de formas geométricas.Suas inspirações primeiras são Jean Paul Gaultier e Alexandre Herchcovitch. Após estudos e trabalhos em São Paulo, Luiz Pita retorna a Cuiabá pra emprestar à sua terra natal sua criatividade. No currículo do estilista constam o primeiro lugar no Concurso Staroup 50 anos; finalista do concurso Fashion Design, entre outros. Pita tem visão abrangente sobre moda, ele entende ser o pensamento da pessoa manifestado pela roupa, que é a complementação do seu comportamento. "A moda une ou afasta", pontua. 

A inspiração em suas criações vem das ruas, do comportamento humano. “Meu feeling está no ar”. Ele também está sempre atento aos sentimentos, atitudes, arquitetura, cultura, caos, beleza. Em síntese, se inspira em tudo que contribui para a criação de um novo conceito. “As minhas criações são peças que tem alma, falam por si,  se comunicam com a pessoa que a veste dando vida a algum personagem que ela esteja querendo viver ou representar”, declara Pita. 

As características principais de suas criações: Peças com estruturas, linhas orgânicas, modelagem apurada, que chama o espectador a passear seus olhos por suas linhas, ângulos e recortes. Olhar apurado para os detalhes, acabamentos e riqueza nos tecidos e cortes.A criatividade de Luiz Pita encontrou a personalidade da estilista e professora de Moda, Joana Resende, mestra em marcas de luxo. Ela morou por quase um ano na China, Itália e França estudando moda.A afinidade dos dois resultou em vários projetos para o presente e futuro. 

 

A moda com cara de arte é um dos sonhos em comum dos dois amigos, que já prestam consultoria para vários segmentos em Cuiabá e tem projetos que prometem mexer com a moda na cidade. Os dois apostam na moda como instrumento para consagrar a identidade de um território e de seu povo. Joana é crítica com a moda da estação. “Fico encantada com a interpretação individual das tendências, mas ainda acho pouco perceber a transpiração do “medo” por baixo das “armaduras”, revelou em entrevista recente.

Serviço: Supernova – Estúdio de Inovação – Av. São Sebastião, 1905, Goiabeiras. Telefones: (65) 9972.3560 e 9691.3685. Facebook:  Luiz Pita e Joana de Resende Assunção