Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Comida Al Manzul e vinhos, harmonização divina!

Com fotos de Rildo Amorim/ Texto Creuza Medeiros


Jonatan Marini, da Casa Valduga

Todos os sentidos aguçados para saborear a mesa farta de comida saudável  e saborosa, com acompanhamento de vinhos à altura. Assim foi  na primeira noite de degustação sabores&aromas  do Al Manzul (dia 5 de agosto), e quem fez a harmonização dos vinhos foi Jonatan Marini, enólogo da Casa Valduga, uma das mais tradicionais e premiadas fabricantes de vinho do Brasil, com mais de 200 premiações, muitas delas internacionais. A sede da Casa Valduga é em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

O enólogo veio a Cuiabá especialmente para harmonizar os vinhos da noite de degustação do Al Manzul. A “alquimista” Clariman Ayoub, dona das combinações e temperos que fazem a fama do Al Manzul pelo mundo, foi a responsável em explicar cada detalhe das comidas servidas na noite.


Não faltaram húmus, coalhada seca e os charutos, que desmanchavam na boca tamanha a suavidade, tanto na textura quanto no sabor. O enólogo Jonatan explicou que a entrada, por ser mais leve, pede um vinho igualmente  leve.

Uma descoberta feliz da noite para os clientes Al Manzul  foi sobre a forma ideal de comer a iguaria egípcia falafel, muito apreciada. A chef Clariman explicou que “é preciso cortar o bolinho em pedaços miudinhos e misturar com o  picles, o molho de tahine e o vinagrete, a alquimia de tudo acrescido do pão árabe forma o sabor ideal”. É uma opção de sanduíche moderno e saudável.  Este prato, com sabor mais intenso, foi acompanhado por um vinho  12 E mezzo, ou seja, que passou um ano descansando numa barrica de carvalho francês. A combinação ficou perfeita.


As entradas estavam divinas, mas o noivo chegou arrancando suspiros: carneiro em fatias, acompanhado por arroz marroquino com amêndoas, que foi muito bem acompanhado pelo vinho Raízes Premium, produzido pela Casa Valduga.  “Foi o melhor carneiro que já comi na vida, também gostei muito do vinho”, afirmou, categoricamente,  o cliente João Félix Dias.

O proprietário do Al Manzul, Jamil Ayoub, lembrou a importância do restaurante para disseminar em Cuiabá o costume de consumir o carneiro. “Há mais de 20 anos contribuímos para isso ocorrer”, afirmou Jamil.

Jamil Ayoub



A sobremesa foi outro momento inesquecível. O manjar com água de flor de laranjeira e doce de semolina para acompanhar foram muito elogiados. E para acompanhar, foi servido um vinho igualmente incrível.



Impressões – O enólogo Jonatan é um case de sucesso na Casa Valduga, começou a trabalhar na empresa aos 15 anos (seu primeiro emprego), hoje, aos 24 anos, é um dos divulgadores da casa, fica sempre duas semanas do mês viajando pelo Brasil em eventos de harmonização de vinhos. Especialista em vinhos, Jonatan ficou impressionado com o profissionalismo e boas instalações do Al Manzul. “Me chamou atenção como cada detalhe foi pensado de forma primorosa no restaurante, há um cuidado desde a forma como o vinho é armazenado até os traços arquitetônicos”, elogiou o enólogo.



O proprietário do Al Manzul, Jamil Ayoub, gostou da experiência da harmonização de vinhos com a comida árabe e promete fazer mais vezes eventos assim. “Foi bem interessante servir os pratos aos poucos, percebi que as pessoas saborearam lentamente, percebendo a verdadeira delícia da nossa comida”.

Tudo é encanto no Al Manzul



Impossível ir ao Al Manzul e esquecer a fala de seu fundador, Salah Ayoub: “Devagar com as entradas, ainda tem o prato principal, que é farto e saboroso. Guarde um lugarzinho para ele”.

Resumindo, a noite das Arábias no Al Manzul foi perfeita. Lá é sempre assim, os funcionários são sempre atentos ao mínimo detalhe. Caiu o guardanapo do seu colo e você nem mesmo viu? Fica tranquilo, o garçom vai trazer outros, quantas vezes forem necessárias. A equipe é sempre muito atenta às necessidades dos clientes, com uma cordialidade impressionante.

A equipe estava muito afinada com o lugar, o melhor é nos sentir como participando de um jantar na nossa própria casa!

Os cuiabanos "árabes"


Curiosidade - Sabia que o Brasil produz 240 milhões de litros de vinho ao ano, ficando somente um pouco atrás da maior região produtora do mundo, Bordeau, na França? Cada brasileiro bebe em média 1,8 litros/ano contra a média de 30 litros de cerveja ao ano.