Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Coco Chanel, o mito da moda


Por: Camila Dayan

Ela revolucionou a década de 1920 com novos padrões no corte, na costura e na postura. À frente de seu tempo, Coco Chanel fundou a marca que se tornou império no mundo da moda e criou um novo modelo para a mulher. Eliminou os espartilhos e as roupas desconfortáveis do guarda-roupa feminino, inseriu conforto com saias mais curtas, calças e, claro, o clássico vestido preto.

Chanel não nasceu em berço de ouro, ao contrário, de família pobre perdeu sua mãe ainda quando criança, mas o fato não atrapalhou o seu destino. Conhecida como Mademoiselle, a francesa nunca se casou nem teve filhos, apesar de seus casos amorosos terem ficado famosos.

Ambiciosa, com o intuito de vencer na vida, a estilista se relacionou com pessoas da alta sociedade até conseguir a ajuda de um milionário inglês, com quem se envolveu, e assim abriu sua primeira loja de chapéu.

Mito de seu tempo, seu grande legado à moda foram o colar de pérolas, a bolsa com alças de corrente dourada, o tailleur e o vestido preto que se tornaram símbolos de elegância. Mas foi o perfume Chanel nº 5 que a fez milionária. Na lista dos mais vendidos em todo o mundo, a peça virou coleção no Museu de Arte Moderna de Nova York.

Chanel, que leva o nome na marca da roupa, no perfume e até em corte de cabelo, também virou filme, no longa "Coco antes de Chanel". Como suas criações, a estilista era irreverente, provocante e ativa. Em 1971, aos 87 anos, ainda trabalhava desenhando uma nova coleção.

Dia 19 de agosto é o aniversário de nascimento de Gabrielle Coco Chanel, para todos nós, apenas Coco Chanel.


Dia Mundial da Fotografia; Parabéns, Pedro Augusto!

Foto: Michele Rodrigues
Há quase doze anos você chegou
Foi concebido e recebido com amor sem fim
Aos quatro anos dava aulas sobre animais
Dinossauros, sua especialidade
Quer saber de Ciências, fale contigo
Também ataca de "psicólogo"
É o babá perfeito do maninho
E há menos de um ano o fotógrafo
Dos nossos sonhos
Feliz Dia Mundial da Fotografia, Pedro Augusto!
Com amor e admiração sem fim,
Mamãe, papai e JP