Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de março de 2015

Cine Cult: Rainha Cristina - forte, doce e sábia mulher!



Sabedoria extra foi o legado principal para quem compareceu à exibição do filme Rainha Cristina, no último sábado, em Cuiabá, uma iniciativa da coordenação de Cultura da BPW Cuiabá, sob direção da empresária Isolda Risso, como parte do Março é Mulher.

Casa lotada, clima alto astral, bons encontros, organização impecável e alma alimentada foram alguns dos saldos do evento, o maior deles, sem dúvida, e precisamos concordar com a Rainha Cristina, é que “filósofos e artistas mudam o mundo”. O filme arte, interpretado lindamente pela atriz Greta Garbo, é um divisor na vida de quem o conhece.
Além do enredo perfeito, do figurino e lugares impecáveis, o maior presente do filme é para a alma.






O romance foi tratado na medida, sem pieguice. Para as mulheres, principal público do evento, é indiscutível a força da mensagem principal da rainha Cristina: Temos o direito de ser o que desejamos, e quando queremos, não o que definem para gente. 

A Rainha Cristina era bela, poderia ter se perdido na frivolidade social, mas pelo contrário, nutriu qualidades como doçura, lealdade, delicadeza, inteligência, bondade, liberdade, altivez, bom senso, arte da Paz, sabedoria, segurança, sinceridade. 
Ela lutou pelo direito de ser mulher e não rainha, não se submetendo à tirania do Poder. A Rainha Cristina cansou de ser símbolo, queria ser humana, e lutou bravamente por isso.

Por isso, a convidada de honra do evento, psicoterapeuta e membro da BPW nacional, Íria Martins, foi categórica ao afirmar: “A força da fêmea é usar a inteligência e lealdade com ela própria. Será que eu faço o máximo hoje com o que posso fazer?”, perguntou.
Com muita propriedade Íria conclamou as mulheres a não se condicionarem a estereótipos, mas a serem fiéis à própria alma.





A coordenadora Isolda Risso afirma que “alcançamos o objetivo, que era o de tocar a alma das pessoas a partir do exemplo inestimável de coragem e determinação da Rainha Cristina”, e, concluiu agradecendo a cada um que compareceu e colaborou para  o sucesso do evento.



A exibição do filme contou ainda com a presença do cineasta cuiabano premiadíssimo, Bruno Bini, que também debateu o filme, com a presidente da BPW Mato Grosso, Sônia Mazetto, com demais integrantes da BPW local, jornalistas, artistas e formadores de opinião.





Para os participantes,duas certezas ficaram: “Felicidade não pode ser imaginada, mas sentida” e “A Vida é o único bem que nós temos”.

























Texto e fotos: Jornalista Creuza Medeiros