Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

Ana Clara, dois meses plenos de luz!


                             Às vezes imagens dispensam palavras. É o caso de hoje!

Sopa paraguaia, a história!


Outro dia, navegando na seção de receitas uol, link www.gastrolandia.uol.com.br
me deparei com a receita de sopa paraguaia, o que me fez lembrar de uma passagem engraçada. O caso aconteceu há uns 19 anos, quando eu era noiva. Ainda tímida na arte culinária, quis agradar o amor recém-chegado de viagem. Ele sempre dizia apreciar sopa paraguaia, que conheceu em Mato Grosso do Sul, etc.. Fui ao mercado, comprei todos os itens e fiz a tal sopa. Segui cada mínimo detalhe da receita. Bati tudo e coloquei na geladeira. No mínimo duas horas depois falei para meu então noivo: "a sopa está demorando a ficar consistente na geladeira". Ele perguntou se eu não tinha assado a sopa. Assar sopa? Pois é, minha gente, a tal sopa é assada. Não precisa dizer da minha decepção e a do noivo, mas o cara foi firme, apostou em meus futuros dotes culinários e teve coragem de se casar comigo (ainda bem).
Para você e eu não errarmos, segue abaixo a receita correta da sopa paraguaia. É nutritiva e tem cada história...rs


Confira:

A torta de milho, queijo e cebola, típica do Mato Grosso do Sul, é chamada de sopa por conta da época em que era mesmo uma: reza a lenda que durante a Guerra do Paraguai, os soldados levavam uma sopa substanciosa para se alimentar; por conta da falta de praticidade em transportar algo líquido, foram colocando mais milho, mais milho…. até virar uma torta.

Ingredientes
1 litro de leite
500 gramas de flocos de milho pré-cozido sem sal (vulgo Milharina)
500 gramas de queijo minas padrão ralado (meia cura, caipira)
1 xícara de óleo de girassol
4 cebolas fatidas fino
4 ovos
2 colheres (chá) de fermento em pó
sal e pimenta a gosto
Modo de Preparar
Pré-aqueça o forno em 180ºC e unte a forma. Refogue as cebolas já fatiadas com um pouco do óleo, só para murchar de leve. Desligue o fogo.
Se a panela for de tamanho grande, junte o leite, o óleo, os ovos, o queijo e misture bem. Em uma vasilha, misture o fermento com o flocos de milho e acrescente aos poucos na mistura de cebolas, mexendo sempre.  Acerte o sal e a pimenta.
Transfira para a forma e asse por 45-50 minutos, ou até ficar dourado.