Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Café com Afeto aborda “Os desafios da educação contemporânea”



É comum ouvirmos que os alunos de hoje não são mais como os de antigamente, que os filhos de hoje não são mais os filhos de antes, e diante disso fazemos o que?  Não se pode mais educar como antes, não se pode mais ensinar como no passado, essas são algumas das reflexões que vão permear o próximo debate do Café com Afeto – encontro filosófico.

Neste 27 de agosto, às 19 horas, no Museu Histórico de Mato Grosso, a cronista Isolda Risso  recebe mais dois convidados para o seu Café com Afeto, desta vez o tema do encontro é “Os desafios da educação contemporânea”.  Os convidados são o doutor em Ciências da Educação, Gilberto Fraga de Melo, e a pedagoga Daniele Stefanini.

“É urgente uma proposta que se adeque  à contemporaneidade, mantendo o que deve ser preservado do ensino tradicional até então, com propostas que atendam aos educandos de hoje”, antecipa Isolda Risso,  dando uma deixa das temáticas que irão dominar o encontro filosófico.


As transformações desde a era agrícola passando pela era industrial até a era da informação estão presentes em todos os campos e em todas as áreas.
O profissional de hoje diferente do profissional do passado, precisa estar atento e antenado a essas transformações.

Sobre os palestrantes - Daniele Stefanini  é pedagoga e apaixonada pela Educação. Pós-graduada em psicopedagogia e ludicidade. Pós-graduanda em Neuroaprendizagem.  Atua na área da educação há mais de 18 anos com experiência da Educação Infantil ao Ensino Médio. 


Foi coordenadora pedagógica do Colégio Plural Centro Educacional  por dez anos. Enquanto coordenadora do Plural em 2014  participou da implantação do mundialmente conhecido projeto  “O Líder em Mim” , de Stephen Covey,  que trabalha com o despertar dos “7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, numa versão especial para crianças.  Atualmente dedica-se à orientação de crianças, famílias e educadores na construção de uma infância mais feliz e saudável.
           
Gilberto Fraga de melo é geógrafo pela UFMT e Doutor em  Ciências da Educação pela Universidade Siegen, na Alemanha. Ele já exerceu várias atividades em âmbito nacional, como coordenador geral de fortalecimento institucional do Fundescola/MEC. É professor desde 1985 e já exerceu vários cargos na Seduc, como gerente de Apoio à escola, por exemplo.  Gilberto foi secretário de Educação de Cuiabá no período de 1994 a 1996.



Como adequar o que deu certo no passado à contemporaneidade, com propostas que atendam aos educandos de hoje é outra vertente a ser tratada no próximo Café com Afeto. E, claro, como incorporar as novas tecnologias de forma equilibrada e inovadora em sala de aula, também será tema do evento.

Vamos garantir sua vaga para esse tema atual?  É bem simples para participar, as reservas para o Café com Afeto são limitadas e devem ser feitas pelo watss  9675.1888 ou pelo e-mail  espaco8br@gmail.com. São apenas 30 vagas, que costumam ser preenchidas rapidamente, que tal garantir a sua?