Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de abril de 2015

O Haiti mora aqui!

O Filme Haiti - Fierté des Nègres - de Ekesio Cruz, da UFMT, foi um momento de comunhão entre o haitianos que vivem em Cuiabá, sua história e os muitos admiradores conquistados na cidade "quente", como foi amplamente abordado no vídeo.

O que me atraiu para ver o documentário foi, especialmente, a admiração pelo engajamento da amiga e quase socióloga Olga Lustosa com os  haitianos, desde o primeiro a colocar os pés em Cuiabá na época da Copa foi abraçado por ela. Olga se apaixonou pela causa. Hoje dedica seus finais de semana pra conversar com cada um, e olhá-los em suas necessidades individuais e coletivas. 

"Estamos envolvidos no projeto de convivência carinhosa com os irmãos Haitianos. São muitos vivendo em Cuiabá e esperando o seu sorriso de acolhimento, seu abraço", conclama Olga.

Assistir ao documentário do Keko sobre um pouco da cultura dos haitianos preencheu minha alma de alegria, admiração e entusiasmo. Que belo sorriso eles tem! Que gingado! Que jeito leve de ser! Percebi nos olhos de cada um energia vibrante, uma vontade grandiosa de crescimento pessoal e profissional. 

Além da poesia do momento, fiquei tocada por saber que os haitianos ainda são invisíveis para boa parte de Cuiabá e que eles precisam de suporte, seja afetivo ou material. E mais uma vez constatei que a música une os povos, com os haitianos em Cuiabá não é diferente. O hip hop contagiante do Asid deu a pista. E digo: bem vindos, irmãos haitianos, o calor de Cuiabá também serve pra estreitar laços eternos, e vocês já construíram muitos deles. E muitos outros nasceram ontem!






































Nenhum comentário:

Postar um comentário