Pesquisar este blog

domingo, 3 de abril de 2011

Relojoeiro Julemar, uma história de superação


Julemar Neres Batista, 43 anos, é relojoeiro em Cuiabá, mineiro de nascimento e Mato-grossense de coração. Pai biológico de uma menina de 20 anos e afetivo de duas sobrinhas, de 12 e 14 anos, órfãs de pai. A vida de Julemar é marcada por superação. Aos três anos, uma injeção errada o deixou sem andar até os sete. Deficiência moderada que não o impediu de ser um dos relojoeiros com a maior clientela de Cuiabá.

Julemar é calmo e sereno, jeito típico de quem passa horas e horas fazendo um trabalho meticuloso. Aos 14 anos ele fez uma troca com um colega do Parque do Lago, onde mora até hoje, e ganhou um relógio estragado. Foi sua estreia no mundo misterioso das pequenas peças de relógio, primeiro passo para desenvolver suas próprias ferramentas e ganhar uma profissão. Contou com o incentivo do “Seo Francisco”, um vizinho relojoeiro que o presenteou com um livro de peças e fabricantes de relógios. “Aí comecei a estudar por conta”, relembra.

Desde 1998 Julemar tem sua relojoaria de consertos no Shopping Goiabeiras e acredita ter consertado ao menos dez mil unidades. Mas, um certo desânimo o ronda. “Não conseguimos mais mão-de-obra e a falta de acessórios é um problema muito sério”, lamenta.

Julemar até pensa em mudar de profissão (ainda vai demorar um pouco), mas vai continuar em ramo parecido. Ele tem uma empresa de revestimento de metais e realiza banho de ródio e folheamento em bijuterias, além de restauração de peças de igreja.

Outro entrave é a quantidade de relógios em sua loja esperando os donos, estimada em duas mil peças, o que gera prejuízo duplo.

Precisando do trabalho de Julemar, basta ligar para os telefones 8403.1086 e 9992.8727. Ele sempre vai recebê-lo com a paciência e competência costumeiras.

                                        A rotina de Julemar é um quebra-cabeça
        
Texto e fotos: Creuza Medeiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário