Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

Ateliê da Chapada: uma história de amor


Angela, Renato e a filhota Fabrícia são paulistas, mas  chapadenses há 13 anos.  Após morarem em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, se fixaram de vez em Chapada. Angel e Renato eram artistas gráficos  e trocaram a vida agitada pela  paisagem bucólica e ventos frescos da mística Chapada. 

Desde 1986, conta Angela, a família visitava Chapada a passeio, mas em 1998 eles vieram de mala e cuia. “Resolvemos nos libertar do mundo meramente comercial e optamos por uma vida mais livre”, declara.

“Não queríamos mais ser operários, mas artistas”, completa a autodidata Fabrícia. Boa parte do tempo Angela e Renato ficam num sítio próximo à Cachoeira da Geladeira. A presença mais constante no ateliê é da Fabrícia Campello, 34 anos, uma moça de alto astral e simpatia ímpar, mãe do lindíssimo Ezzio.  Em suas telas ela retrata a cultura local, tem grande apreço pelo siriri e pela Igreja Santana, telas sempre com movimentos, bem coloridas

 
Agora Fabrícia entrou na fase de pintar as mulheres locais,  sempre acrescentando  um detalhe da natureza, como frutas e árvores.  O pai, Renato, gosta de pintar natureza ao vivo, o cerrado e as cachoeiras são recorrentes em seus quadros. Já Angela tem estilo mais retrô. Janelas são constantes em suas obras, com inspiração mais clássica.




 
A família mora numa grande oca, cercada de flores, passarinhos e calma. O ateliê é uma atração à parte, parece um cenário fílmico, com muita arte e beleza presentes em cada cantinho. Uma mesa de 150 anos e janelas para não perder de vista o céu, as nuvens e as estrelas atraem o olhar do visitante. Ao conhecer essa família tão ímpar, a mensagem que ficou para mim é que para sermos felizes é preciso bem pouco, praticamente só amar muito nossas escolhas.

  

O ateliê fica aberto às sextas, sábados e domingos, das 9 às 18 horas. Telefones: 3301.2431 e 9662.0117 (bem pertinho da piscina da Chapada).
* As fotos deste texto foram todas tiradas pelo aprendiz de fotógrafo Pedro Augusto, a quem agradeço a disponibilidade, carinho e boa vontade
 

5 comentários:

  1. Gostamos muito da matéria Creuza,ficamos honrados e agradecidos pelo carinho com que conta nossa pequena história,e pelas belas fotos do Pedro também!
    Abraços com carinho da família Campello!

    ResponderExcluir
  2. Conheço bem esta família, realmente são artistas maravilhosos!!!!!

    ResponderExcluir
  3. também já andamos por lá Creuza. grata pelo seu bom gosto. compramos um trabalho da mãe. bem diferente e colorido. abs

    ResponderExcluir
  4. Que linda essa matéria. Eu especialmente tenho uma enorme admiração por todos.E devo muito a Fabrícia que é a minha amada orientadora nas diversas técnicas que utilizo. Muito bom !!!
    Eliana Mux

    ResponderExcluir
  5. Gente, fiquei muito feliz com o retorno, essa é uma das minhas ações preferidas: encontrar gente boa pelo caminho e escrever sobre elas. Mas, essa família realmente é encantadora, daquelas que faz a gente ter certeza que vale a pena existir. Abraço muito carinhoso a vocês. Creuza.

    ResponderExcluir